100 MULHERES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

100 MULHERES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL
100 MULHERES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL - para conhecer esta obra, CLIQUE na imagem acima

CEMP

CEMP
Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp) - Clique na imagem acima para entrar no site




ALERTA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS HINOS DO PASTOR JOTINHA - LEIA AQUI.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SAIBA POR QUE O DICIONÁRIO ESTÁ FAZENDO SUCESSO EM TODO O PAÍS

DEPOIMENTOS DE VÁRIAS PESSOAS ENTRE AS QUE JÁ POSSUEM UM EXEMPLAR

Radialista decide se entregar a Cristo ao ler o Dicionário
(enviado pelo evangelista Paulo Mallet, Santa Catarina)
Amado pastor Isael, estou em lágrimas nesse exato momento pois o poder de Deus tem inundado meu ser. São 18 horas e há 10 minutos atrás eu recebi em meu celular uma ligação do radialista do qual lhe comentei no email passado. Veja bem pastor, ele saudou minha esposa na paz do Senhor e pediu o endereço da igreja onde estou como dirigente, porque ele quer se entregar para Jesus! Eu não pensei que Deus agiria tão rápido, mas isso está acontecendo em minha vida, até penso e estou à disposição, se isto vier a acontecer, que o Senhor em breve me recolherá pois as coisas estão acontecendo rapidamente em minha vida! Fique na paz do Senhor e vamos orar por nosso novo irmão, que, lendo o Dicionário do Movimento Pentecostal, aprendeu muitas coisas e se converteu! Glórias a Deus!

Rev. Dr. Enéas Tognini, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
Recebi com grande alegria o seu livro maravilhoso Dicionário do Movimento Pentecostal. Fiquei deslumbrado com o seu minucioso trabalho na confecção dessa obra. É uma obra de fôlego, erudita e muito bem apresentada. Esse “dicionário” veio preencher uma lacuna em nossa literatura. Vai ser uma bênção para o nosso povo, especialmente para os obreiros, alguns já estão na glória e outros continuam com a mão no arado.

Márcio Valadão, pastor da Igreja Batista da Lagoinha (MG) e pai dos cantores Ana Paula Valadão e André Valadão
Muito obrigado pelo excelente Dicionário do Movimento Pentecostal. É glorioso conhecer o que Deus fez e fará.

Dr. Luiz Schiliró, evangelista de cruzadas (São Paulo)
Com meus agradecimentos pela magnífica obra editada pela Casa Publicadora, o Dicionário do Movimento Pentecostal. Deixo aqui também os meus agradecimentos ao pastor Isael de Araujo pelos seus esforços e carinho em realizar tão monumental trabalho. Um dicionário como esse preenche a grande lacuna que existia na literatura de informação acerca do movimento pentecostal no Brasil e no mundo em língua portuguesa. Em meu nome e da igreja a qual pertenço, a Igreja Apostólica Casa Firme, recebemos essa obra que certamente já nos está servindo de grande bênção.

Rev. Dr. Rudi Zimmer, diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
Caro irmão Ronaldo [diretor-executivo da CPAD], recebo com regularidade exemplares das obras produzidas pela CPAD, bem como das revistas. Portanto, isso me permite acompanhar a pujança desta editora irmã, entre as muitas editoras cristãs no Brasil. Agradeço-lhe de coração por esses presentes. Gostaria, porém, de mencionar, particularmente, o lançamento do Dicionário do Movimento Pentecostal como obra de destaque, por tentar reunir em si, de forma isenta, nos seus verbetes, uma informação relevante a qualquer pastor e leigo que se queira informar. Cumprimento o autor e felicito a CPAD e o irmão por este lançamento.

Eber Cocarelli, Igreja Internacional da Graça de Deus, São Paulo (SP)
Irmão Isael, a paz! Finalmente entreguei, em mãos, o dicionário ao missionário R.R. Soares, na última sexta-feira. Desde que a obra me chegou às mãos, essa foi a primeira ocasião em que pude fazer a entrega. Ele gostou bastante do presente e da obra, que certamente lhe vai ser muito útil (eu a consultei e fiquei impressionado com sua pesquisa). O missionário pediu-me para agradecer-lhe o presente e parabenizá-lo pelo brilhantismo do trabalho. Grato.

Marina Correa, advogada, mestre e doutoranda em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo
Confesso que essa noite passei horas lendo o seu livro, se tivesse ciência dele antes do Mestrado não tinha passado tantas noites acordada, tem muita coisa boa nele... rsrs. Tenho certeza será de grande utilidade no meu doutorado.

Eliel Toledo de Chaves, Lagoa Vermelha (RS)
Olá, pastor Isael, graça e paz! Gostaria de registrar aqui a minha satisfação em ter adquirido um só não, mas 2 exemplares desta maravilhosa obra, o Dicionário do Movimento Pentecostal, o qual um deles presenteei meu pai e pastor, da AD em Tupanciretã-RS. O Dicionário tem sido muito útil também em estudos e pregações, pois traz fatos históricos de nossa denominação, o qual muitos deles não tínhamos conhecimento. Assim sendo, nossa geração esta sendo abençoada grandemente, pois aprende a valorizar tudo o que já foi realizado por nossos pioneiros, para a consolidação do evangelho no Brasil, servindo como mais um impulso para continuarmos a "boa obra" de Nosso Senhor Jesus Cristo, um grande abraço na paz do Senhor!

Abcd do Espírito
Nota publicada na revista Eclésia pelo jornalista Marcos Stefano
Quando, há pouco mais de cem anos, crentes reunidos em um antigo e decadente prédio na Rua Azusa, em Los Angeles, nos Estados Unidos, tiveram experiências espirituais semelhantes às dos Atos dos Apóstolos, poucos acreditaram que teriam futuro. Quanto mais que aquilo se tornaria o acontecimento mais importante do cristianismo no último século. Contar essa história não é simples diante da diversidade e de tantas crenças e personagens envolvidas. Nesse sentido, o Dicionário Movimento Pentecostal, lançado pela CPAD, é um divisor de águas para o leitor de língua portuguesa. Com mais de mil verbetes e 600 fotos históricas e contemporâneas, o livro é inspirado em The New International Dictionary of Pentecostal and Charismatic Movements, obra semelhante que se tornou referência no assunto nos EUA. Porém, com dois grandes diferenciais. O primeiro é o grande destaque que dá a personagens, igrejas, definições de expressões e temas-chave do pentecostalismo no Brasil. Com isso, é possível ter uma boa compreensão histórica e cronológica da Assembléia de Deus – a denominação mais destacada no dicionário – e de outras igrejas pentecostais e neopentecostais como Congregação Cristã, Quadrangular, O Brasil para Cristo, Deus é Amor, Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. Já o segundo, a visão de que apesar da explosão do movimento ter se dado no século 20, durante toda a história da Igreja houve manifestações sobrenaturais do Espírito, torna seu material mais amplo e rico. O que se comprova no final de cada verbete, com fontes bibliográficas, que permitem ao estudioso se aprofundar nos temas.

Pastor José Gomes, Nova Friburgo (RJ)
Parabéns pela edição desta obra extraordinária: Dicionário do Movimento Pentecostal.

Mozart Samuel Paulino, pastor da Comunidade da Graça Viva (São Paulo)
O dicionário é excelente. Logo que foi lançado eu comprei e não me arrependo.

Pastor Geremias do Couto, coordenador do Projeto Minha Esperança Brasil
Não há, em português, uma obra desse gênero com essa densidade que você buscou aprimorar em longos anos de pesquisas. Tenho por certo que a obra será um best-seller não só entre os pentecostais, mas entre todos os que querem conhecer a história do movimento pentecostal. Ela será ferramenta útil aos pesquisadores, inclusive do meio acadêmico secular. Abraços e parabéns!

Marcos Dinarte, Bento Gonçalves (RS)
Gostaria de parabenizá-lo pela preciosa obra Dicionário do Movimento Pentecostal, indubitavelmente, uma literatura edificante.

Rubens, São Paulo (SP)
Olá, pastor Isael. Sou membro da Assembléia de Deus - Brás - Madureira (SP). Um incêndio tem sido inflamado em meu coração, cada vez que leio uma experiência ou um movimento no dicionário. Gostaria de agradecer a Deus por esta jóia, que para mim é a mais brilhante produzida este ano pela CPAD. Também parabenizá-lo por tão grande empreendimento; certamente o senhor não foi desobediente a visão celestial.

Alicio Mariano, Terra Roxa (PR)
Quero parabenizar o senhor pela magnífica obra do Dicionário do Movimento Pentecostal. É uma pérola preciosa!

Gutierres Siqueira, bacharelando em comunicação social e jornalismo, São Paulo (SP)
Eu recomendo, pois quanto mais se conhece da doutrina e história do Pentecostalismo, mais pentecostais ficamos.

Rev. Martinho Lutero Semblano, pastor da Igreja Nova Vida da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Presenteado por meu amado pai no natal de 2007. Uma obra de excelência que não pode faltar em nenhuma biblioteca.

Sérgio Geraldo da Silva, Rio de Janeiro (RJ)
É muito bom. Vale a pena lembrar que esse comentário é para todos evangélicos do Brasil.

Deusdete
Uma obra de grande valia é esta para o meio pentecostal que tanto carece de mais conhecimento, tanto bíblico como teológico. Alegra-me muito pela a sua coragem de estar ajudando com este dicionário. Espero que Deus toque nos corações de nossos irmãos para adquirir esta ferramenta, até porque o meio pentecostal gosta muito de alto ajuda, ou motivação. Tenho certeza que Deus vai tocar nos corações para este desejo de conhecimento. Seu irmão em Cristo.

Conferencista Sérgio Barros
Esse dicionário é muito bom. É importante para o povo pentecostal. É realmente uma bênção de Deus.

Maurílio Schimitt, Porto Alegre (RS)
Gostaria de parabenizá-lo pela grande dedicação e o imenso empenho em desenvolver esta obra literária que é o Dicionário do Movimento Pentecostal. Um empenho que certamente exigiu noites em claro, bem como compreensão de sua família pela sua ausência em muitos momentos. Deus o abençoe MUITO por toda essa dedicação, não à obra desenvolvida pelo senhor mas, antes de tudo, à obra do Senhor.

(postagem no blog não identificada)
Parabéns ao autor do Dicionário do Movimento Pentecostal. Em 2007, o pentecostalismo moderno, podemos assim dizer, que segundo a história teve início lá na Azuza Street, completou 100 anos, e nada mais justo um livro compilado, editado e impresso na maior nação pentecostal do planeta na atualidade: Brasil.

(postagem no blog não identificada)
O Dicionário do Movimento Pentecostal foi além do que eu imaginava. Um trabalho sério, denso, bem pesquisado, com ricas informações e completo. Fico feliz por essa grande obra escrita por um pastor assembleiano brasileiro. Que possamos ver uma tendência de produção de grandes obras nacionais a partir desse dicionário!

Andreza C. de Carvalho
O meu esposo que está fraco na fé se sentiu renovado ao ouvir e ler o seu informativo sobre o lançamento. Eu creio que Deus vai fazer uma obra e ele vai voltar a pregar com poder ousadia e unção!

Telma Bacelar Batista da Silva Almeida
Gostaria de agradecer o verbete no Dicionário do Movimento Pentecostal sobre meu avô, pastor João Batista da Silva.

Gesse Brasil
Vamos fazer do livro matéria principal em nosso seminário de teologia. Estamos começando com um seminário e seu livro é um eixo teológico bem centralizado no que precisamos.

Josino
Quero parabenizar pela excelente fonte de informações, que é o Dicionário do Movimento Pentecostal. Ótimo, parabéns!

Romar William Cullen Dellapiazza, médico neuropediatra, Igreja do Nazareno, Americana (SP)
Estou lendo o DMP desde o dia 01/12/07, verbete por verbete. Os relatos são inspiradores. Na verdade, a leitura diária faz parte do meu devocional, todas as manhãs. Pretendo ler o dicionário todo até dezembro deste ano. Hoje li o verbete CURA DIVINA, página 253.
(Leia a postagem abaixo MÉDICO DA IGREJA DO NAZARENO LEU O DICIONÁRIO EM MENOS DE UM ANO)

Veja depoimentos de José Welllington Bezerra da Costa, Antonio Gilberto, João Kolenda Lemos, Antonieta Rosa e outros líderes na TV. Dê "pausa" na música no fim deste blog para assistir o filme.
Acesse http://www.youtube.com/watch?v=SM1THTQtOi4

Leia em breve, mais depoimentos de todo o Brasil.

sábado, 17 de janeiro de 2009

MINHA VISITA À SUÉCIA (1) – NOTÍCIAS DA FAMÍLIA VINGREN

Esta é a primeira das 10 reportagens sobre a minha visita histórica à Suécia, berço do pentecostalismo assembleiano. No dia 4 de outubro de 2008, fui enviado pela CPAD à Suécia para cumprir uma agenda de nove dias de visitações, reuniões, entrevistas, pesquisas e contatos com as principais instituições, igrejas e líderes pentecostais suecos.

Os pioneiros Gunnar e Frida Vingren tiveram seis filhos: Ivar, Ruben Gunnar, Margit, Astrid, Bertil Adolfo e Gunvor Alice.
Ivar foi pastor e missionário, visitou o Brasil várias vezes, morreu em 2006. Ruben foi pastor na Suécia e morreu em 1971. Vivem ainda na Suécia Margit (86 anos), Astrid (84 anos) e Bertil (82 anos). Margit mora em Nockeby Backe, nos arredores de Estocolmo, onde estive entrevistando-a. Foi ela quem levou sua mãe, Frida Vingren, para se internar pela última vez no Karolinska Hospital, em Estocolmo, onde veio a falecer em 30 de setembro de 1940, vítima de câncer. Frida foi sepultada no mesmo túmulo do seu esposo, Gunnar, no cemitério Skogskyrkogården, onde também fiz uma visita. Vingren morreu em 29 de junho de 1933.


Na entrada da casa da irmã Margit em Nockeby Backe

Com a irmã Margit em seu escritório

Café da manhã que participei na casa de Margit com Lars Vingren


Entrada do cemitério onde estão sepultados os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg, e suas respectivas esposas Frida e Sara, onde também estão Otto Nelson, Samuel Hedlund e outros missionários que atuaram no Brasil

Com Lars Vingren entre os túmulos de Daniel e Sara Berg (à esquerda) e Gunnar e Frida Vingren (à direita)

Visitei e entrevistei Margit no dia 11, sábado, e neste mesmo dia, à noite, participei de um jantar com três filhos de Ivar Vingren, filho mais velho do casal Vingren e falecido em 2006. Os três eram: Birgitta, mais velha; Lars Vingren; e Sueli, filha caçula. O jantar foi na casa de Sueli. Além dos seus filhos Joaquim, Hanna, Daniella e Karl, estavam presentes a família de Lars, o namorado brasileiro de uma das filhas de Sueli, e a esposa de Joaquim e o filhinho do casal.
Lars Vingren, nascido em Taubaté (SP), visitou o Brasil em 2005 juntamente com o seu pai, Ivar Vingren, e retornou em 2007 quando visitou várias igrejas brasileiras e teve entrevista publicada no jornal Mensageiro da Paz e no programa de televisão Movimento Pentecostal.
Por meio desse encontro com familiares de Vingren pude estabeceler contatos e reunir materiais históricos para a CPAD e CGADB, e para trabalhos futuros.

Jantar na casa de Sueli com filhos e netos de Ivar Vingren, família de Gunnar e Frida Vingren

Netos e bisnetos de Gunnar Vingren no jantar na casa de Sueli
Eu no jantar com os familiares de Vingren
Sueli, Lars e Birgitta, filhos de Ivar e netos de Gunnar e Frida Vingren
Sueli com os seus quatro filhos, bisnetos de Gunnar e Frida Vingren
Lar Vingren com a sua esposa e filhos
Netos e bisnetos de Gunnar e Frida Vingren
Com Lars Vingren conhecendo a cidade de Estocolmo

Não perca as próximas reportagens:
NOTÍCIAS DA FAMÍLIA BERG
A IGREJA FILADÉLFIA DE ESTOCOLMO
A OBRA MISSIONÁRIA DA IGREJA FILADÉLFIA DE ESTOCOLMO
PINGST, O CENTRO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL
DAGEN, O JORNAL DIÁRIO E SECULAR, FUNDADO POR LEWI PETHRUS
O CASTELO DE KAGGEHOLM
IPS, O CENTRO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO PENTECOSTAL
A SOCIEDADE, A RELIGIÃO E O PENTECOSTALISMO SUECO ATUAL
A NOTÍCIA NO DAGEN SOBRE A MINHA VISITA

Um resumo desta viagem foi publicado no jornal Mensageiro da Paz, edição de dezembro de 2008, página 27.

Google+ Followers

DICIONÁRIO FOI LANÇADO NA CONVENÇÃO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DE ALAGOAS E NA AD DE MACEIÓ

DICIONÁRIO FOI LANÇADO NA CONVENÇÃO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DE ALAGOAS E NA AD DE MACEIÓ
O autor presenteou o pastor José Antonio dos Santos, pastor-presidente da AD de Maceió e presidente da Comadal, com um exemplar do Dicionário
Encerrando sua primeira viagem de lançamento no Nordeste, o autor, Isael de Araújo, no dia 6 de maio, terça-feira à tarde, falou sobre o Dicionário do Movimento Pentecostal para dezenas de obreiros da Comadal, presidida pelo pastor José Antonio dos Santos (Zé Neco). À noite, no tradicional culto de ceia do Senhor e na comemoração dos 22 anos de pastorado do José Antonio na AD de Maceió, o autor recebeu a oportunidade de falar para toda a igreja sobre o Dicionário.
Pastor José Antonio, também atual 1° vice-presidente da Mesa Diretora da CGADB e presidente da Umadene, é verbete do Dicionário (p. 764). Pioneiros e antigos pastores da AD de Maceió são verbetes do Dicionário: Otto Nelson (pp. 503-505), Antônio Rego Barros (pp. 116, 117), Gustav Arne Johansson (p. 402), Jovenal Pedro da Silva (p. 803) e Manoel Pereira Lima (p. 427). Exemplares do Dicionário foram vendidos na livraria da igreja pelo funcionário Eliel Júnior, da filial da CPAD em Recife.
Veja as fotos:

DICIONÁRIO FOI LANÇADO NA CONVENÇÃO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO E NA AD DE RECIFE

DICIONÁRIO FOI LANÇADO NA CONVENÇÃO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO E NA AD DE RECIFE
O autor presenteou o pastor Ailton José Alves, pastor-presidente da AD de Recife e presidente da Conadepe, com um exemplar do Dicionário
No dia 5 de maio, segunda-feira à tarde, o autor, Isael de Araújo, falou sobre o Dicionário do Movimento Pentecostal para centenas de obreiros da Conadepe, presidida pelo pastor Ailton José Alves. À noite, quando a AD de Recife, presidida pelo pastor Ailton, se reuniu no tradicional culto de ceia da primeira segunda-feira do mês, o autor foi convidado a trazer a mensagem da Palavra de Deus e falar sobre o Dicionário.
A igreja possui quatro rádios e uma TV na internet que transmitem seus principais cultos.
A AD de Recife é uma das igrejas mais históricas das Assembléias de Deus no Brasil, possuindo atualmente, segundo pastor Ailton, 215.000 crentes na capital e cerca de 800.000 no interior. Ela, além de ter sido pastoreada por destacados líderes como Joel Carlson (pp. 156, 157), José Amaro da Silva (pp. 799, 800) e José Leôncio da Silva (pp. 802, 803), é berço do Círculo de Oração (pp. 189, 190), das Campanhas Evangelizadoras (p. 152) e da Harpa Cristã (pp. 341, 342). O atual pastor-presidente, Ailton José Alves, também é verbete do Dicionário (p. 17).
Após o encerramento do culto, funcionários da filial da CPAD de Recife, sob a gerência do presbítero João Batista, venderam exemplares do Dicionário na entrada principal do templo-central. Veja as fotos:

DICIONÁRIO FOI LANÇADO EM ABREU E LIMA NA COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA IGREJA

DICIONÁRIO FOI LANÇADO EM ABREU E LIMA NA COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA IGREJA
Pastor Roberto José dos Santos, pastor-presidente da AD de Abreu e Lima, e presidente da Comadalpe, ao lado do autor, apresentando o Dicionário
O autor, Isael de Araújo, falou sobre o Dicionário do Movimento Pentecostal na Escola Bíblica da Assembléia de Deus de Abreu e Lima (PE), presidida pelo pastor Roberto José dos Santos, no dia 2 de maio. No sábado, o autor participou da festa dos 80 anos de fundação da igreja, realizada no Estádio do Arruda onde compareceram cerca de 40 mil pessoas. No domingo à noite, dia 4, o autor teve outra oportunidade de falar sobre o Dicionário para toda a igreja reunida no encerramento das comemorações.
O pastor Roberto José, preside também a Comadalpe, que segundo o livro histórico lançado na festa dos 80 anos, página 81, é composta de aproximadamente 200.000 de crentes em todo o Estado de Pernambuco entre membros e congregados.
Os pioneiros e os mais recentes pastores de Abreu e Lima constam como verbetes do Dicionário: ANTÔNIO TORRES GALVÃO (pp. 326, 327); AMARO ALEXANDRINO DE SENA (pp. 777, 778); ISAAC MARTINS RODRIGUES (p. 749); e o pastor atual, também presidente do Conselho Fiscal da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), ROBERTO JOSÉ DOS SANTOS (pp. 768, 769). Exemplares do Dicionário foram vendidos no estande da filial da CPAD em Recife montado no pátio da igreja. Veja as fotos:

AUTOR FAZ PALESTRA NA FAESP

AUTOR FAZ PALESTRA NA FAESP
A convite, o autor do Dicionário do Movimento Pentecostal, Isael de Araujo, esteve dia 26, sábado, na Faculdade Evangélica de São Paulo (FAESP), mantida pelo Ministério da Assembléia de Deus de Belenzinho, São Paulo. O autor fez palestras, das 14:00 às 16:30 horas, sobre o pentecostalismo no mundo e no Brasil, e sobre a história das Assembléias de Deus. Assistiram as palestras, alunos e professores. Entre os presentes, estava Ulla Bergstén, filha do falecido missionário Eurico Bergstén.
Veja fotos abaixo:

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS NA CPAD-NITERÓI

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS NA CPAD-NITERÓI
O autor respondendo perguntas sobre o Dicionário feitas pelo pastor Alexandre Coelho
A CPAD promoveu uma sessão de autógrafos com o autor do Dicionário do Movimento Pentecostal na manhã de 19 de abril, na filial de Niterói (RJ), gerente Ricardo Santos. O evento foi prestigiado com a presença de pastores, familiares e amigos convidados. O pastor Alexandre Coelho, chefe do Setor de Livros da CPAD e responsável pelos autores nacionais, representou a direção da editora e fez uma entrevista com o autor para que todos presentes conhecessem melhor a obra. Após esta parte, o autor deu autógrafos para os clientes que adquiriram o Dicionário e também foi servido um coquetel para os clientes. Veja abaixo fotos do evento:
Obra de consulta com mais de 1.000 verbetes sobre o pentecostalismo no mundo e no Brasil.

Um livro escrito durante quatro anos. Agora à sua disposição.

Uma ampla visão histórica e cronológica das Assembléias de Deus, seus pioneiros e líderes.
Síntese histórica das principais denominações pentecostais brasileiras (Congregação Cristã, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja O Brasil Para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça, e várias outras).
Perfil de homens e mulheres usados por Deus para fundar igrejas e trabalhos pentecostais no mundo e no Brasil.
Perfil dos missionários suecos, noruegueses, finlandeses, americanos e de outras nacionalidades que atuaram no Brasil.
Definição de expressões e temas principais do pentecostalismo.
Síntese histórica das principais denominações pentecostais do mundo.
Grande cronologia do pentecostalismo no mundo desde o Dia de Pentecostes, no século 1 ao século 21.
Grande cronologia do pentecostalismo no Brasil desde o século 19 ao século 21.
Mais de 500 fotos históricas do pentecostalismo no mundo e no Brasil.
A história do pentecostalismo na Suécia, Noruega, Finlândia e Estados Unidos, países que mais influenciaram a igreja pentecostal brasileira.
Todos os verbetes acompanhados de fontes bibliográficas para maiores consultas do leitor.
E muito mais.

Mais que um dicionário, uma verdadeira enciclopédia.

Formato: 16 x 22,7
Páginas: 960
ISBN: 85-263-0883-1
---------------------------------------------------------------------------------

DICIONÁRIO FEZ SUCESSO NA CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM PORTO ALEGRE (RS)

DICIONÁRIO FEZ SUCESSO NA CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM PORTO ALEGRE (RS)
Durante a 4ª AGE da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), realizada de 25 a 28 de fevereiro, na centro de convenções da PUC, em Porto Alegre, o Dicionário do Movimento Pentecostal foi divulgado e vendido no estande da CPAD. O culto de abertura aconteceu no templo da AD de Porto Alegre, presidida pelo pastor Ubiratan Batista Job. No dia 28, o Dicionário foi apresentado pelo pastor Antonio Gilberto para os 4.500 ministros participantes. O autor concedeu autógrafos para os pastores que adquiriram um exemplar.
Veja fotos abaixo:

LANÇADO NA COMADERJ

LANÇADO NA COMADERJ
Pastor Jonas Francisco de Paula, presidente da Comaderj, recebeu um exemplar entregue pelo autor
O autor lançou o Dicionário na Convenção de Ministros das Assembléias de Deus do Estado do Rio de Janeiro (Comaderj), reunida de 14 a 16 de fevereiro, na cidade de Paracambi. O lançamento do Dicionário ocorreu no dia 16 (sábado) para dezenas de pastores e com a presença do pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB. Houve também um período de autógrafos no estande da CPAD montado no ginásio onde ocorreram as reuniões convencionais.
Veja fotos abaixo:

DICIONÁRIO É LANÇADO NA CONVENÇÃO DE PASTORES DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DE SÃO PAULO - COMADESPE

DICIONÁRIO É LANÇADO NA CONVENÇÃO DE PASTORES DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DE SÃO PAULO - COMADESPE
O veterano pastor José Ezequiel da Silva, presidente da Comadespe, é presenteado com um dicionário
O autor esteve presente na 73ª assembléia geral da Comadespe, realizada durante os dias 28 a 31 de janeiro, na aprazível cidade mineira de São Lourenço. A convite do vice-presidente-executivo da Convenção, pastor Carlos Roberto Silva (http://www.pointrhema.blogspot.com/), nos dias 30 e 31, o autor apresentou a obra para cerca de mil pastores e também para cerca de 500 mulheres reunidas no 18º Encontro da Comadespe Feminina, no Hotel Guanabara.
Houve uma grande procura pelo Dicionário e todos exemplares do estande da CPAD foram vendidos.
Veja as fotos:

MARCELO CRIVELLA É PRESENTEADO COM UM DICIONÁRIO E RECEBE UM EXEMPLAR PARA BISPO EDIR MACEDO

MARCELO CRIVELLA É PRESENTEADO COM UM DICIONÁRIO E RECEBE UM EXEMPLAR PARA BISPO EDIR MACEDO
Por ocasião da posse de uma nova secretária municipal (Sueli Amaral) da cidade de São Gonçalo (RJ), em 16 de janeiro, o autor presenteou o bispo e senador Marcelo Crivella, da Igreja Universal do Reino de Deus, com um exemplar do Dicionário do Movimento Pentecostal, numa cortesia da CPAD. Também, o autor entregou ao senador um exemplar dedicado ao bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal. A prefeita da cidade, professora Aparecida Panisset, que é evangélica, também recebeu um exemplar das mãos do autor.
O senador Marcelo Crivella, a história do bispo Edir Macedo e da Igreja Universal do Reino de Deus constam nas páginas 2, 3, 130 a 132, 374 a 379 e 854 a 857 do Dicionário.

Veja as fotos abaixo:

DICIONÁRIO É LANÇADO NA SEDE DA IGREJA MISSIONÁRIA EVANGÉLICA MARANATA - RIO DE JANEIRO

DICIONÁRIO É LANÇADO NA SEDE DA IGREJA MISSIONÁRIA EVANGÉLICA MARANATA - RIO DE JANEIRO
O autor dedicou um Dicionário ao pastor Paulo Cesar Brito, presidente da Igreja Maranata
Na noite do dia 16 de dezembro, domingo, o autor esteve presente no culto da Igreja Missionária Evangélica Maranata, na Tijuca, Rio de Janeiro. O autor calorosamente recepcionado pelo conhecido pastor e cantor Paulo Cesar Brito. No culto, em que estiveram presentes cerca de 1.500 pessoas e a maioria dos pastores das igrejas Maranata no Rio de Janeiro, o autor teve a oportunidade de apresentar o Dicionário e dedicar um exemplar ao pastor da igreja. Também fez parte do conselho de ordenação de mais um pastor e do reconhecimento de quatro novos pastores que foram integrados ao Ministério da Igreja Maranata. O recém-ordenado pastor, David Nocodem, pregou sobre o dom de línguas e, em seguida, pastor Paulo Brito convidou para vir à frente do altar os crentes que desejavam ser batizados no Espírito Santo. O autor do Dicionário, pastor Isael de Araujo, foi convidado a orar pelas dezenas de pessoas que vieram à frente.
A Igreja Missionária Evangélica Maranata é fruto do movimento de renovação espiritual que se alastrou na década de 60 entre membros de igrejas tradicionais, entre eles, Dr. Acyoli e Zenilda, fundadores da igreja. O avivamento família Brito, de origem presbiteriana, influenciou o ministério de importantes pastores denominacionais, tais como Daniel Bonfim, Cassiano Rodrigues, Vilarindo Lima e Antônio Barbosa Lima. Além de ser a responsável pela conversão ao evangelho de centenas pessoas das classes média e alta do Rio de Janeiro.
Pastor Paulo Brito, também médico, estar na direção da Igreja Maranata desde 1978.
Veja abaixo mais fotos:

LANÇAMENTO NA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BENTO RIBEIRO - RJ

LANÇAMENTO NA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BENTO RIBEIRO - RJ
Pastor Horácio da Silva Júnior recebe um exemplar do Dicionário das mãos do autor, pastor Isael de Araujo
Em 16 de dezembro, das 14:00 às 16:30, o autor esteve presente na última reunião dos obreiros integrantes do Ministério Boa Esperança da Assembléia de Deus de Bento Ribeiro (Rio de Janeiro), com mais de 200 congregações e igrejas filiadas, presididas pelo pastor Horácio da Silva Júnior.
O histórico Ministério da AD de Bento Ribeiro foi fundado pelo pastor Horácio da Silva em 1945 e, em 1976, passou a ser presidido pelo seu filho, pastor Horácio da Silva Júnior.
Pastor Horácio da Silva Júnior, é um conhecido líder das Assembléias de Deus, tendo sido importantes cargos na CGADB e na Convenção das ADs no Rio de Janeiro. De 1987 a 1993, ele exerceu o cargo de diretor-executivo da CPAD.
Abaixo, fotos do lançamento em Bento Ribeiro:

AUTOR DEDICA DICIONÁRIO AO PRESIDENTE DA CONFRADERJ - RIO DE JANEIRO

AUTOR DEDICA DICIONÁRIO AO PRESIDENTE DA CONFRADERJ - RIO DE JANEIRO
Pastor Temóteo Ramos de Oliveira, à direita, agradeceu a homenagem do autor
Na tarde do dia 8 de dezembro, após comparecer à reunião convencional dos pastores membros da Ceader, o autor esteve presente na Assembléia de Deus do Rio de Janeiro, no bairro de Benfica, e homenageou o pastor Temóteo Ramos de Oliveira, presidente da AD local, da AD de Petrópolis, presidente da Confraderj e 2o vice-presidente da Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.
Veja as fotos:

DICIONÁRIO É APRESENTADO AOS PASTORES DA CEADER - RIO DE JANEIRO

DICIONÁRIO É APRESENTADO AOS PASTORES DA CEADER - RIO DE JANEIRO
O autor ao lado do pastor Samuel Baptista Lessa, presidente da Ceader, e de líderes das Assembléias de Deus no Rio de Janeiro
Os ministros convencionais da Ceader, reunidos em 8 de dezembro na Assembléia de Deus de Belford Roxo (pastor Josivaldo C. de Souza), baixada fluminense, receberam a visita do autor do Dicionário. Pastor Isael explicou o que é a obra e dedicou um exemplar ao presidente da Convenção Estadual. O autor também compareceu à reunião da Ufaderj (União Feminina das Assembléias de Deus no Rio de Janeiro) e falou sobre o trabalho de dezenas de mulheres mencionadas no Dicionário.
Veja abaixo, fotos da visita à Ceader:

05 DE DEZEMBRO

DICIONÁRIO É INDICADO UM DOS DEZ MELHORES ACONTECIMENTOS EVANGÉLICOS DO ANO PELO BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO

Leia no Blog do Pr. Altair Germano.

DICIONÁRIO É APRESENTADO PARA CENTENAS DE PASTORES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO BELENZINHO

DICIONÁRIO É APRESENTADO PARA CENTENAS DE PASTORES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO BELENZINHO
O autor dedicou um exemplar ao pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente do Ministério da Assembléia de Deus do Belenzinho, na cidade de São Paulo, considerado o maior Ministério assembleiano.
Em 3 de dezembro, o autor esteve presente na tradicional reunião geral do Ministério da Assembléia de Deus do Belenzinho. Mais de 2.000 obreiros (pastores, evangelistas e presbíteros) do grande Ministério estiveram reunidos no último encontro de 2007. O autor deu uma palavra sobre a obra e dedicou um exemplar ao líder da igreja.
Logo após, o autor esteve na filial da CPAD em Belenzinho, autografando os exemplares adquiridos pelos obreiros.

DICIONÁRIO É LANÇADO EM ENCONTRO GERAL DE OBREIROS DA AD DE DUQUE DE CAXIAS - RJ

DICIONÁRIO É LANÇADO EM ENCONTRO GERAL DE OBREIROS DA AD DE DUQUE DE CAXIAS - RJ
Francisco Libório, pastor-presidente do Ministério da Assembléia de Deus de Duque de Caxias, homenageado pelo autor com um exemplar do Dicionário
A histórica AD de Duque de Caxias, que foi pastoreada por Thales Caldas, Belarmino Pedro Ramos e Júlio Henrique Gomes, recebeu em 25 de novembro, a visita do autor do Dicionário do Movimento Pentecostal.
O autor foi convidado para realizar o lançamento da obra na reunião geral dos obreiros (pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e diaconisas) do campo realizada das 14:30 às 17:30.
O autor, acompanhado de sua esposa, Arilene Moraes, e de seus cunhados Derilza (missionária na Argentina) e Paulo Marques, falou para cerca de 500 obreiros sobre a importância da obra.
Todos os exemplares disponíveis foram adquiridos pelos obreiros e vários irmãos fizeram reservas.
O lançamento na igreja de Duque de Caxias, liderada pelo ilustre pastor Francisco Libório, foi um sucesso para a glória de Deus.

AUTOR REALIZA CULTO EM AÇÕES DE GRAÇA E LANÇAMENTO NA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE NITERÓI

AUTOR REALIZA CULTO EM AÇÕES DE GRAÇA E LANÇAMENTO NA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE NITERÓI
Pastor Isael de Araujo dedicou um exemplar do Dicionário ao pastor-presidente da Adenit, Gessé Adriano da Silva
Em 18 de novembro, aconteceu, na histórica AD de Niterói, no bairro do Fonseca, o culto em ações de graça pelo lançamento do Dicionário do Movimento Pentecostal. Estiveram presentes, além dos membros e obreiros da igreja, vários convidados do autor, entre eles, o pastor Adilson Soares da Fonseca, ex-pastor da igreja, e filho do pioneiro das Assembléias de Deus na região de Niterói e São Gonçalo, pastor Moysés Soares da Fonseca.
Após o culto, houve uma sessão de autógrafos para as pessoas que adquiriram a obra.



O autor, juntamente com a sua família, agradeceu aos membros da igreja onde é pastor-auxiliar, e aos seus familiares e convidados que prestigiaram o evento, as orações e apoio ao trabalho de três anos de pesquisas
Aguarde, em breve, mais fotos do culto na AD de Niterói.

DICIONÁRIO É APRESENTADO NO CENTRO EVANGELÍSTICO INTERNACIONAL

DICIONÁRIO É APRESENTADO NO CENTRO EVANGELÍSTICO INTERNACIONAL
Pastor Custódio Rangel Pires (à direita) agradeceu ao autor a lembrança do seu nome e da família Rangel como um dos verbetes do Dicionário
Em 11 de novembro, domingo pela manhã, pastor Isael de Araujo visitou o Centro Evangelístico Internacional em Icaraí, Niterói (RJ) e homenageou o seu fundador e presidente de honra, pastor Custódio Rangel Pires, com um exemplar do Dicionário. Pastor Custódio Rangel Pires, empresário e dono das indústrias Plastigel, é o presidente da Adhonep e foi diretor executivo da CPAD de 1979 a 1987.

DICIONÁRIO É LANÇADO ENTRE PASTORES DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS

Em 30 de outubro (terça-feira), ocorreu o primeiro evento de lançamento do Dicionário do Movimento Pentecostal.
O diretor executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza, apresentou um exemplar para dezenas de líderes das Assembléias de Deus reunidos no 2o Simpósio Jurídico ocorrido no auditório da sede da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), no bairro de Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro.
Falaram a respeito da obra, o pastor Claudionor de Andrade (gerente de Publicações da CPAD) e o autor, pastor Isael de Araujo.
O pastor Kemuel Sotero Pinheiro, 1o vice-presidente do Conselho Administrativo da CPAD e presidente da AD de Aribiri, Vila Velha - ES, entregou o primeiro exemplar do Dicionário ao pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB.
Pastor José Wellington Bezerra parabenizou a CPAD e o autor pelo lançamento, e dedicou a obra a Deus em oração juntamente com todos os pastores presentes.
À tarde do dia 30 e durante todo o dia 31 (quarta-feira), o autor, pastor Isael de Araujo, permaneceu na livraria da CPAD, ao lado da sede da CGADB, autografando para os clientes.

Da esquerda para direita, pastor Kemuel Sotero, o diretor-executivo da CPAD, o pastor José Wellington, o autor e o gerente de publicações da CPAD, apresentando o Dicionário do Movimento Pentecostal

FALE COM O AUTOR

Perguntas ao autor ou sugestões para o Dicionário, escreva para:

isael.araujo@cpad.com.br

VOCÊ TAMBÉM PODE SUGERIR TEMAS PARA ARTIGOS DESTE BLOG. ENVIE SUA SUGESTÃO PARA O AUTOR.